sexta-feira, 29 de maio de 2015

Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino participam de capacitação sobre Proposta Curricular

Desde ontem, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul estão participando da capacitação sobre a Proposta Curricular, com o tema Pressupostos teóricos da proposta curricular de Educação Básica, ministrado pelo Vânio Cesar Seemann, Pedagogo e Especialista em Alfabetização.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SME promove atividade no Dia do Desafio

Com o objetivo de incentivar a prática de hábitos saudáveis e esportes, nessa quarta-feira, 27, servidores da SME, crianças, estudantes, professores e servidores de todas as Unidades, incluindo a Educação Infantil, participam da competição mundial que envolve 22 países.


Dia do Desafio na Escola de Tempo Integral Ella Kurth


Dia do Desafio no CEI Profª. Belmarli da Silva

Dia do Desafio no CE Roberto Machado

Dia do Desafio no CE Pedro dos Santos

Dia do Desafio no CEI Padre Ângelo Moser

Dia do Desafio no CEI Déa Bornhausen

Dia do Desafio no CEI Adelaide Ledra

Dia do Desafio no CEI Pinguinho de Gente

Dia do Desafio no CE Ulrich Hübsch

Participação dos alunos do Jardim I e II, 3º, 4º,5º ano e professores.

Dia do Desafio no CE Ricardo Marchi

Motivados e mobilizados, sob a coordenação da Profª Daiane (Ed. Física), todos os alunos, professores e servidores participaram.

Aluna recebe menção honrosa da OBMEP

A aluna Brenda Ellen Vieira, da turma do 9º ano/2014 do Centro Educacional Ricardo Marchi,  foi agraciada com Menção Honrosa pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2014), o que representa um imenso orgulho para a escola, professores e para seus pais.


A iniciativa é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área, mobilizando, atualmente, mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas.
Mais informações: www.obmep.org.br

Planejamento Anual no CEI Déa Bornhausem

Projeto: Anual 
Turma: Maternal l

Professoras: Maria Salete A. Antunes e Rosinha Soares

Objetivo: Trabalhar o tema corpo humano na educação infantil e estimular a consciência das crianças em relação ao seu próprio corpo, despertando curiosidades e construindo o conhecimento sobre um corpo saudável, onde devemos proporcionar-lhes oportunidades lúdicas e interativas, facilitando o entendimento da necessidade de cada parte do corpo estar funcionando bem para que todo o corpo esteja bem, pois é um sistema complexo, mas motivador para ser trabalhado desde a educação infantil.

Justificativa: Considerando a função da educação infantil que visa o desenvolvimento integral da criança e o conhecimento que lhe seja significativo, deve-se construir projetos que contemplem as diferentes linguagens, levando a criança a conhecer seu corpo, suas funções básicas e as diferenças existentes entre meninos e meninas e que cada um tem importância.

CEI Déa Bornhausem realiza Projeto Jogos e Brincadeiras

Projeto: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil 
Turma: Jardim 
Professoras: Jussiára E Pity

Jogo da memória produzido pelas crianças com caixas de leite e fotos do passeio que fizemos a antiga Estação do Trem na Bela Aliança e fotos antigas de Rio do Sul.

Professora explicando as regras do jogo para as crianças. 

Concurso de Oratória

Na última quarta-feira, 27 de maio, o Centro Educacional Daniel Maschio esteve participando do Concurso de Oratória na JCI, tendo como aluna representante a estudante Sindhy Ellen Moura Mazoti, da turma do 9º matutino do Ensino Fundamental. 

Agradecemos a JCI pelo evento, juntamente com a professora regente da turma, Neuza, de Língua Portuguesa, que auxiliou a aluna nos ensaios e desenvolveu este trabalho em sala.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Última semana de inscrições para concurso público do magistério

Os interessados em participar do concurso público do Magistério Público da prefeitura de Rio do Sul precisam ficar atentos ao prazo final das inscrições que segue até domingo, dia 31 de maio. O edital e a ficha estão disponíveis no site da empresa que vai realizar o concurso, www.clicksolucoesinteligentes.com.br, ou no banner “Concurso Público” disponível no portal de Recursos Humanos da prefeitura (www.riodosul.sc.gov.br/rh). As inscrições podem ser feitas somente pela internet e só serão efetivadas após o pagamento de uma taxa de R$ 100.


Estão disponíveis 64 vagas em diversas áreas de educação e mais 14 cargos disponíveis em cadastro de reserva na mesma área. Há vagas para portadores de necessidades especiais.

Há vagas disponíveis para pedagogo, professor de educação infantil, professor de educação especial, professor de informática, professor de anos iniciais, educação física, matemática, história, inglês, artes, ensino religioso, geografia, português e filosofia. As funções tem cargas horárias que variam de 10 a 40 horas semanais e todos os cargos serão selecionados através de prova escrita objetiva e prova de títulos.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Passeata do Maio Amarelo pede atenção à vida em Rio do Sul


O trânsito entre a Avenida Oscar Barcelos e a Alameda Aristiliano Ramos, no Centro de Rio do Sul, parou na manhã de sábado para uma passeata do movimento Maio Amarelo que chamou a atenção para a prevenção de acidentes. Organizado pela prefeitura, por meio da Guarda Municipal, o evento reuniu mais de mil pessoas e contou com a participação de 14 entidades.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada no Estado

Apenas 94 dos 295 municípios catarinenses atingiram a cobertura mínima de 80% da vacinação contra a gripe. Esta baixa adesão fez com que a Secretaria de Estado da Saúde e representantes de municípios catarinenses prorrogassem até o dia 5 de junho a campanha de vacinação que terminaria nesta sexta-feira (22). Em Rio do Sul, as vacinas estão disponíveis na Policlínica de Referência Regional e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Barra do Trombudo, Budag, Barragem, Bremer, Laranjeiras, Santana, Fundo Canoas, Canta Galo e Santa Rita. As crianças das unidades da Barra do Trombudo, Barragem, Laranjeiras e Canta Galo devem ser encaminhadas para a Policlínica, pois as Unidades Básicas de Saúde dessas localidades não possuem profissionais especializados para a vacinação de crianças.


Entre os públicos-alvo da campanha, as crianças de seis meses a cinco anos, as gestantes e os portadores de doenças crônicas não-transmissíveis são as que mais preocupam. Por regiões, as associações de municípios da Região Serrana (Amures), do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) apresentam a menor adesão à campanha. Na região serrana, apenas 41% do público-alvo buscou a imunização.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conscientização no trânsito começa cedo

Numa parceria com a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) trouxe ao município o caminhão cinema, que está estacionado no calçadão Osni José Gonçalves. O veículo adaptado com 92 poltronas, tela de projeção, ar-condicionado e pipoqueira, recebe 1.460 estudantes de 11 escolas da rede municipal de ensino. 


A ideia é promover a educação no trânsito para motoristas e crianças. No local, os estudantes são recebidos pelos policiais para assistir aos vídeos e palestras. Uma das abordagens é a importância do uso do cinto de segurança, dos assentos suplementares para crianças com idade inferior a sete anos, a utilização da faixa de pedestres para atravessar as ruas respeitando os semáforos, assim como as vagas para cadeirantes e idosos.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Professores da Rede Municipal participam de Formação continuada


Os professores e gestores da educação infantil da rede municipal de ensino estão passando por mais uma etapa da formação continuada, para garantir que a proposta pedagógica da rede esteja sempre atualizada. As temáticas estão sendo ministradas pela professora e pedagoga, Adiles Lima, especialista em Educação Infantil e mestre em Educação e Cultura. 


De acordo com a Secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, os encontros são importantes para promover o diálogo entre os profissionais de educação e, através deste diálogo e a troca de experiência, identificar os problemas, buscando soluções conjuntas com a SME.

terça-feira, 19 de maio de 2015

O nosso parabéns vai para os Pedagogos


Amanhã, 20 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Pedagogo. Parabéns a todos os profissionais que transformam vidas por meio da educação! Um agradecimento especial aos professores que fazem parte da Rede Municipal de Ensino de nossa cidade. Parabéns!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Rio do Sul discute Plano Municipal de Educação

Documento final vai virar Projeto de Lei

Após o último debate sobre a construção do Plano Municipal de Educação (PME) de Rio do Sul na semana passada, a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação realizaram nesta quinta-feira, 14, uma consulta pública através da Conferência Municipal de Educação.


O documento elaborado pela consulta será finalizado e encaminhado para o Departamento Jurídico da prefeitura, que vai encaminhar à Câmara de Vereadores.

O plano Municipal de Educação de Rio do Sul foi todo revisado com base no Plano Nacional de Educação e na realidade local. É um documento que define diretrizes, metas e estratégias que orientarão as políticas públicas de educação, para um período de 10 anos. Não será um plano apenas da administração ou da rede municipal de educação, mas de gestão organizacional que abrange todas as etapas e modalidades das redes federal, estadual, municipal e privada de educação.


De acordo com a secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, “quando se fala do Plano Municipal de Educação, se estuda qual é a educação que queremos para todo o município de Rio do Sul, na rede municipal, estadual, federal e privada. É um plano que envolve desde a educação infantil, até o ensino superior”, explicou Regina.

“O Plano Nacional de Educação tem 20 metas e 324 estratégias. Em Santa Catarina são 19 metas e 297 estratégias. O Plano Municipal terá 20 metas que estamos apresentando nessa chamada pública para discutir o que nós precisamos e o que vamos atingir no município de Rio do Sul. A educação infantil, que é a nossa primeira meta, até 2016 nós precisamos universalizar às crianças de 4 a 6 anos. Rio do Sul consegue fazer isso? Como vai fazer? Qual é a estratégia que vai ter para atingir essa meta?”, questionou Regina, que ainda falou do ensino profissionalizante, que envolve o sistema “S” e o ensino superior no Instituto Federal Catarinense e as universidades privadas.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Convite: Consulta Pública do Plano Municipal de Educação

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), nosso município precisou elaborar seu Plano Municipal de Educação - PME, em torno de cada uma das vinte metas do PNE.

Este plano é de todos que moram no município e, portanto, todas as necessidades educacionais do cidadão devem estar presentes. Não se trata do plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação, pois atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação. O trabalho pressupõe o envolvimento das três esferas de gestão (federal, estadual e municipal) e de representações dos diversos segmentos da sociedade. 

Para assegurar essa qualidade ao Plano, é desejável a participação de todos em sua elaboração, execução e avaliação. 

Desta forma, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Comissão Técnica, Comissão Geral do PME e Comissões Temáticas, responsáveis pela organização do processo de elaboração, execução e monitoramento do Plano Municipal de Educação, convidam para participar da Consulta Pública sobre o PME, a ser realizada no dia 14 de maio de 2015, no Auditório do Instituto Federal, Unidade Urbana, a partir das 8 h.


Sua presença é muito importante para a construção de uma educação de qualidade para todos.


Dia da Merendeira é comemorado em Rio do Sul

A tarde da última sexta-feira, começou especial para as merendeiras da rede municipal de ensino. Para marcar o Dia da Merendeira Escolar no município, a Prefeitura de Rio do Sul, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Cultural, promoveu uma grande festa, com apresentações musicais, contação de histórias, teatro, café da tarde e sorteio de brindes.


Plano Municipal de Educação entra em fase final

A Secretaria de Educação de Rio do Sul promoveu na última sexta-feira (8), o encontro do Fórum Municipal de Educação, que debateu a revisão do documento base do Plano Municipal de Educação (PME). Durante o fórum, foi escolhida ainda a data para a realização de uma consulta pública para apreciação do Plano, assim como elaboração de um projeto de lei para aprovação na câmara de vereadores.



quinta-feira, 7 de maio de 2015

Fórum debate relatório para finalização do Plano Municipal de Educação

A Secretaria de Educação de Rio do Sul promove nesta sexta-feira (8), o Fórum Municipal de Educação, com o objetivo de atrair convidados de 23 entidades para um debate de revisão do documento base do Plano Municipal de Educação (PME). O encontro será na Secretaria de Educação, localizada na rua Barão do Rio Branco, a partir das 13h30.

Durante o fórum, será escolhida ainda a data para a realização de uma audiência pública para apreciação do Plano, assim como elaboração de um projeto de lei para aprovação na câmara de vereadores. O prazo é 25 de junho, data limite imposta pelo Ministério da Educação para que os documentos sejam finalizados.

O Plano Municipal de Educação de Rio do Sul está sendo revisado com base no Plano Nacional de Educação e na realidade local. É um documento que define diretrizes, metas e estratégias que orientarão às políticas públicas de educação, para um período de 10 anos. Não será um plano apenas da administração ou da rede municipal de educação, mas de gestão organizacional que abrangem todas as etapas e modalidades das redes federal, estadual, municipal e privada de educação.

Para a secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, o Fórum tem a responsabilidade de planejar e organizar espaços de debates sobre a política municipal de educação e acompanhar e avaliar a implementação do Plano. E para isso foram constituídas comissões de trabalho para finalizar este processo que foi iniciado em 2009.

“Estamos adaptando o plano com um grande diferencial. O Congresso Nacional aprovou o projeto em nível federal e está tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Então estamos envolvidos nas diretrizes de todas as esferas, o que é muito bom para nosso plano que segue uma linha unificada, mas adaptada à nossa realidade”, observou a secretária.

Parabéns a todas as Mães!


Se há uma data que merece uma homenagem é o Dia das Mães. Mães de sangue, mães adotivas, mães educadoras, mães estudantes, mães trabalhadoras, essas incríveis mulheres que alimentam nossa esperança no triunfo do amor e da paz.

Nesta oportunidade manifestamos o reconhecimento pelo que nossas mães fizeram e fazem por nós. Este é o momento de rever nossa rotina para que essa manifestação não aconteça em apenas um dia do ano. O Dia das Mães pode ser uma celebração que reforça nossos laços familiares, abrindo janelas para o perdão, o carinho, a valorização humana e o afeto, bem assim como as mães tratam seus filhos.  

Parabéns a todas as Mães! 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Turismo pedagógico

As servidoras da Secretaria Municipal de Educação, Maria Angélica Marques e Jussara Oliveira, visitaram propriedades rurais do município para conhecer o projeto "a Acolhida na Colônia".

O projeto além de possuir função pedagógica, estimula o desenvolvimento local e favorece a sustentabilidade da região, por meio da comercialização de produtos coloniais e do turismo rural. Através da observação do ambiente, crianças e adultos podem compreender melhor o mundo em que vivem. É com este objetivo de compartilhar conhecimentos que a Acolhida na Colônia recebe alunos para observar, aprender e se divertir com a agricultura familiar.

As visitas oferecem diversas opções de lazer, como trilhas ecológicas, balanços e casas na árvore, visitas a pomares, quiosques, além de degustação e venda de produtos coloniais.

Plano Municipal de Educação de Rio do Sul é revisado com base no Plano Nacional de Educação e na realidade local

O Fórum Municipal de Educação de Rio do Sul está trabalhando na revisão e adequação do Plano Municipal de Educação (PME) que, conforme determinação da Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014, deve estar concluído por todos os estados e municípios até o dia 25 de junho de 2015. 


O Plano Municipal de Educação é um documento que define diretrizes, metas e estratégias que orientarão às políticas públicas de educação, para um período de 10 anos. Outro ponto que merece ser observado é que não se trata do plano de uma administração ou da rede municipal de educação. O plano atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação, abrangendo todas as etapas e modalidades das redes federal, estadual, municipal e privada de educação.


O Fórum Municipal de Educação, composto por 23 entidades da sociedade civil organizada, tem a responsabilidade de planejar e organizar espaços de debates sobre a política municipal de educação, acompanhar e avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação.

Para isso, foram constituídas comissões de trabalho a fim de finalizar este processo que iniciou no ano de 2009. A aprovação do documento ainda passará por consulta pública no mês de maio e análise e aprovação pela câmara de vereadores até a primeira quinzena de junho.


Plano Municipal de Educação, quem participa, decide! 

Em breve, será divulgada a data da audiência pública sobre o Plano.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Vigilância Epidemiológica estima vacinar 18 mil contra a gripe em Rio do Sul

Em Rio do Sul cerca de 18 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe. A campanha nacional iniciou nesta segunda-feira, 4, mas aproveitando a disponibilidade da vacina no município algumas pessoas já foram imunizadas na semana passada. O Dia D de vacinação será no próximo sábado, 9. Mas a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, nas salas de vacinação. “A campanha vai até o dia 22, mas o ideal é que as pessoas procurem o serviço o quanto antes, até mesmo porque em adultos saudáveis a vacina leva de duas a três semanas para começar a fazer efeito, é o tempo para a detecção de anticorpos protetores. O pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas após a vacinação”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Rio do Sul, Rosane Gandin da Rosa.


A população-alvo da campanha é a que desenvolveu síndrome respiratória por influenza em 2014. No Estado de Santa Catarina, metade das 174 pessoas que desenvolveram a síndrome não havia sido vacinada e 87% faziam parte do grupo que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. Entre estes casos, 13 resultaram na morte do paciente. Em relação a 2013, houve uma queda de 65% nos casos e óbitos.