quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nossos Parabéns para Angélica Marques


Dia da Escola Verde

O Dia da Escola Verde foi possível graças a parceiros como a Organização BUND, de Heldelberg (ALE), a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), e o Projeto Campanha Terra (RBATV).
 

Algumas crianças da Escola Modelo Arvino Walter Gaertner e do CEPLAS tiveram a aportunidade de plantar algumas mudas no terreno de sua própria escola.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Parfor oferecerá Cursos

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor oferecerá Cursos em 2/2013. Aqui próximo de nós, a UNIDAVI irá ofertar o curso de Letras/Inglês em Ituporanga e Ciências Biológicas em Rio do Sul.

O período de pré-inscrição na Plataforma Freire vai de 11/02 a 18/03/2013.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Contação de História abre o ano letivo do CE Willy Schleumer

O CE Willy Schleumer inicia o ano letivo com uma bela “Contação de história” com a Sidinéia Köpp que contemplou todos os alunos do 1º ao 9º ano, com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita, considerados elementos construtores da cultura no processo educacional.




Fundação Cultural - Novos tempos, novos horários

A FCRS – Fundação Cultural de Rio do Sul vem trabalhando intensamente neste inicio de ano para adequar os horários de seus cursos e atividades, visando melhorias para a comunidade em geral, professores e colaboradores.

Inscrições abertas para escolinhas da FMD

Estão abertas as inscrições para as escolinhas da Fundação Municipal de Desportos (FMD), de Rio do Sul. São oferecidas 12 modalidades: atletismo, basquete, bicicross, bocha, karatê, futebol, futsal, handebol, judô, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

As aulas para os novos alunos começam a partir de segunda-feira (18), mas algumas modalidades já treinam desde janeiro. Aproximadamente 1,5 mil crianças e adolescentes participam de alguma atividade na FMD. Em algumas modalidades, crianças a partir dos cinco anos já podem participar, como o futsal, o judô, o caratê e o xadrez. As aulas são gratuitas e disponíveis para meninos e meninas.


Ano letivo inicia quarta-feira (13)

Terão início na próxima semana as aulas na rede municipal de ensino de Rio do Sul. A Educação Infantil vai contar com aproximadamente 2.9 mil alunos e as aulas começam na segunda-feira (11). No Ensino Fundamental serão aproximadamente 2.197 alunos, com início das aulas na quarta-feira (13).


Uma das prioridades da Secretaria de Educação neste ano será atender a demanda, já que há 450 crianças na lista de espera na área da educação infantil. Parte delas será atendida após a abertura de duas novas salas de aula no Centro de Educação Infantil (CEI) Belmarli, no bairro Canta Galo. O local passa por adequações e a previsão é de sejam oferecidas 46 novas vagas, ampliando de seis para oito salas de aula. 


Cozinheiras passam por capacitação

Encerrou na quinta-feira (7), o curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Técnicas Dietéticas, aplicado para 38 cozinheiras, que irão atuar em escolas da rede municipal de ensino de Rio do Sul. Durante a aula prática, na Padaria Escola, as cozinheiras realizaram a higienização e cozimento dos alimentos para degustação. Foi preparada uma torta de legumes, saladas, arroz, ensopado de carne e batatas e uma limonada, receitas que fazem parte do cardápio servido nas escolas.




Educação recebe certificado de Amiga do Trabalhador


A equipe do programa Saúde do Trabalhador deu início às atividades na manhã de hoje (6), no Parque Universitário Norberto Frahm, como parte da programação do Seminário Pedagógico 2013.
A secretária Regina Garcia Ferreira recebeu do prefeito Garibaldi Antônio Ayroso o certificado de empresa “Amiga do Trabalhador”, destinado a Secretaria de Educação. “Entendemos a importância em levar saúde aos trabalhadores, de diversas maneiras, oferecer formas de mantê-los saudáveis, informar sobre prevenção em saúde, tratamentos, trazendo profissionais para melhor instruir sobre essas questões. Desejo que todos aproveitem bem o dia de hoje”, disse Gariba. 
 

Nova escolha de vagas para professores


Uma nova escolha de vagas para professores vai ocorrer na quarta (6) e quinta-feira (7), em Rio do Sul. A primeira chamada foi realizada nos dias 14 e 15 de janeiro, porém, foram realizadas retificações nos editais de Processo Seletivo número 009/2012 e 010/2012, o que proporcionou o aumento no número de vagas disponíveis.
A escolha para profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, referente ao edital número 009/2012, será nesta quarta-feira (6). Na quinta-feira (7), a escolha será para a Escola Modelo, segundo previsto pelo edital 010/2012. Nos dois dias o processo inicia às 18h30min, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen.
 

Para a Educação Infantil são cerca de 60 novas vagas, 17 para séries iniciais, 23 séries finais, 11 para escolas de período integral e 10 para pedagogos.
 
A nova chamada não vai prejudicar os profissionais que já haviam escolhido as vagas da primeira vez. “Ninguém será prejudicado, pelo contrário, todos terão possibilidade de escolher novamente, já que os cargos que antes não estavam disponíveis agora estão, pois realizamos a escolha dos diretores e demais cargos internos com os efetivos”, explicou a secretária de educação, Regina Garcia Ferreira.
 
Quem tiver interesse em escolher novamente, será respeitada rigorosamente a classificação dos candidatos, que deve efetuar nova escolha nos Quadros de Vagas, ou ratificar a escolha feita anteriormente, tendo garantido o direito de vaga. “Como ocorreram mudanças no edital, legal e moralmente, esta é a forma correta para destinar as vagas, dando oportunidade para todos”, finalizou a secretária.
 
Os Editais estão publicados no site do município em http://www.riodosul.sc.gov.br/rh/?pg=processos-seletivos.
 

Professores participam de Seminário Pedagógico


Cerca de 800 profissionais da área da educação, da rede municipal de ensino de Rio do Sul estarão reunidos nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, no Parque Universitário Norberto Frahm, durante o Seminário Pedagógico dos Profissionais da Educação. Esse será o primeiro encontro de 2013, que vai marcar o início do ano letivo.
 
O evento, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, terá início às 18h30min, com recepção e solenidade de abertura, além da apresentação artística Clóvis O Intelectual. 
 
 
A programação é extensa e inclui palestras e debates sobre diversos temas voltados ao trabalho do dia a dia como saúde, gestão de pessoas, o papel do educador e sua relação com a comunidade, educação e mudanças sociais, felicidade no trabalho, entre outros.
 
De acordo com a secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, um dos objetivos da secretaria é investir na formação dos profissionais. “Nós temos a consciência de que todos precisam de um bom suporte para desempenhar o trabalho, como a estrutura em sala de aula, luta em relação aos salários, estrutura física e, principalmente, formação. Essa virá sempre em primeiro lugar e este seminário será nosso primeiro contato de muitos que teremos para melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, sendo um dos objetivos os índices do Ideb”.
 
Regina destacou ainda que durante o encontro será formado um grupo para ser responsável pela formação continuada. “Vamos ouvir os educadores, para saber deles quais os temas prioritários para serem abordados no próximo encontro e assim vamos conduzir os trabalhos, sempre ouvindo as sugestões para atender as necessidades”.
 
O início do ano letivo será na semana seguinte ao seminário, no dia 11 de fevereiro, para alunos da Educação Infantil e no dia 13 para o Ensino Fundamental.
 
 

Cozinheiras são convocadas

A prefeitura de Rio do Sul, através do departamento de Recursos Humanos, convoca todas as candidatas aprovadas no Concurso Público para o cargo de Cozinheiras, para uma reunião que será realizada nesta quarta feira, às 13h, no auditório Servidor Renato Cardoso, na prefeitura de Rio do Sul. O objetivo da reunião, é completar o quadro de servidores, defasado neste departamento da Secretaria da Educação.

CEIs retornam ao expediente normal


A partir dessa quinta-feira (3), os Centros de Educação Infantil (CEI), estarão novamente abertos para o atendimento de crianças com idade entre 0 e 5 anos.

Após 11 dias de recesso, servidores da Educação de todas as 33 unidades retornaram ao expediente normal nesta quarta-feira (2), período utilizado para limpeza e organização dos diversos setores da pasta. 




O atendimento normal nos CEIs está previsto para o dia 11 de fevereiro. A secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, explica que nesse período de férias escolares, existe a recomendação de que as crianças que têm a possibilidade de ficar em casa aproveitem o tempo de convívio familiar. “Neste período conseguimos adequar também o período de férias e de preparação de aulas por parte dos professores e outros servidores da Educação”.

Os pais que trabalham e não tem onde deixar as crianças podem procurar as unidades de ensino. “Estamos à disposição para o atendimento das crianças a partir dessa quinta-feira”, finalizou.