quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cozinha Nota 10

Cozinha Nota 10 premia CE Willy Schleumer


É com imensa satisfação que a Secretaria Municipal de Educação através do Setor de Alimentação Escolar parabeniza e agradece o trabalho de Aida Nazário e Sandra de Souza do C.E. Willy Scheleumer, e informar que estas competentes profissionais foram as vencedoras do projeto Cozinha Nota 10 no mês de Abril.


O Centro Educacional Willy Schleumer esta localizada no bairro Taboão e atende 241 alunos do Ensino Fundamental. No mês de Abril as merendeiras recebe o reconhecimento pelo projeto Cozinha Nota 10 instituído pela Secretaria Municipal de Educação – Setor de Alimentação Escolar.

Os destaques desse mês são para as profissionais merendeiras desta Unidade, Aida Cava Nazário e Sandra Aparecida de Souza.

São elas que se dedicam diariamente em preparações saborosas e nutritivas para os alunos da escola.

Dona Aida, moradora do bairro Canta Galo, cumpre sempre suas atividades com muito entusiasmo, simpatia e capricho. Ela teve a felicidade de gerar três lindos filhos, Wilson, Tiago e Cláudia. Com 51 anos de idade ela se dedica a 7 anos aos alunos do Centro Educacional Willy Schleumer.

Sandra, uma jovem profissional competentíssima. Atuando a 6 anos nesta unidade educacional, sempre com muita seriedade, transparência e competência. A mãe da linda Liandra cumpre muito bem com seu trabalho, ela prima por uma boa organização, e limpeza do seu ambiente de trabalho e todas as refeições preparadas, ela acrescenta um importante tempero chamado “AMOR”.

''Com isso elas vêm demonstrando o comprometimento, a preocupação e o carinho que têm com a saúde dos nossos alunos em oferecer uma alimentação de ótima qualidade. E e esse reconhecimento para elas é merecido” ; diz Alessandra de Liz – Química de Alimentos da SME.

BULLYING

AÇÃO DO PROJETO BULLYING NA PRAÇA

No dia 14 de abril a equipe do NAM, junto dos alunos Protetores, foi à Praça Emembergo Pellizzetti realizar mais uma das ações do Projeto Bullying Brincadeira Sem Graça.


Durante todo o dia os alunos abordaram as pessoas que por lá circulavam, questionando se tinham conhecimento sobre o fenômeno do bullying e entregando um folder explicativo. Além disso, eram convidados a vir até o estande onde estavam expostos alguns dos materiais do projeto.


Alguns alunos Protetores foram até o gabinete da prefeitura divulgar o tema e falar sobre sua importância.


Um dos apoiadores do projeto, Instituto Escola Brasil, representado pelo Banco Santander, prestigiaram a ação desenvolvida pela escola e assistiram à exposição dos alunos.


Agradecemos a todos os alunos que estão engajados na luta contra o bullying, assim como todos os apoiadores do Projeto: Frigorígico Pamplona, Hergen Paper Machinery, Instituto Escola Brasil, Banco do Brasil, Metalúrgica Riosulense, H Bremer e Banco Bradesco.

NAM
Núcleo de Apoio Multidisciplinar

Aniversário

Centro Educacional Roberto Machado
prepara festa de seu Cinquentenário



Este é um ano muito especial para a cidade de Rio do Sul que completou no último dia 15 seus 80 anos. É uma data memorável também para o Centro Educacional Roberto Machado que foi inaugurado em 29 de janeiro de 1961, pelo governador Heriberto Hulse, com o nome de Grupo Escolar Roberto Machado.

E para comemorar seus 50 anos a APP e a atual diretora da unidade Devanir Nasato Kaestner convida a todos para a Festa do Cinquentenário que será realizada no dia 29 de abril. Devanir diz que será comemorado em abril pois é o mês de aniversário de Rio do Sul e gostaria de homenagear a cidade neste momento.

Devanir - Diretora

Entre as festividades será inaugurada a galeria com as fotos de todos os diretores que passaram pela escola nesses 50 anos. Terá apresentações culturais, homenagem à família do ex prefeito que leva o nome da escola e também a história da unidade será exibida atrabés de vídeo institucional.

O início da Festa está marcado para às 19 horas nas dependências da Unidade, na rua São Francisco nº 37 no bairro Progresso.

Para os servidores da escola, este é um momento especial e emotivo. Várias foram as transformações da escola. Vários alunos passaram por lá. Vários prêmios conquistados, entre eles o mais recente, o Concurso de Oratória, onde o aluno Gabriel Mantoanelli da 8ª série foi o vitorioso.

Vencedor Concurso de Oratória - Gabriel
Aluno da Escola desde o 1º ano

A escola conta hoje com uma infraestrutura que atende cerca de 340 alunos matriculados do 1º ao 9º ano e são atendidos por 29 funcionários, entre eles pedagogos, professores, estagiários, secretária, merendeiras e auxilar de serviços gerais.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Professor Nota 10

Regulamento 2011



14ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10

CAPÍTULO I – DO PRÊMIO

Art. 1º O Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC) que visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular.

Categoria Professor Nota 10

Art. 2º Está aberta exclusivamente a professores em exercício das redes pública e privada e de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, urbanas ou rurais, de Educação Infantil e de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas diversas disciplinas, em todo o território nacional.


Categoria Gestor Nota 10

Art. 3º Está aberta exclusivamente a diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em exercício das redes pública e privada e de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, em todo o território nacional.

Parágrafo Único: Os professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de escolas que tenham projetos de formação apoiados pela Fundação Victor Civita encontram-se impedidos de participar do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. As eventuais inscrições efetuadas em desacordo com a presente disposição serão automaticamente desconsideradas.

CAPÍTULO II – DA PARTICIPAÇÃO

Art. 1º O período de inscrições para as duas categorias é de 10 de junho a 10 de julho de 2011.

Art. 2º As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet. Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição e anexar o projeto escrito no site www.premiovc.org.br.

Art. 3º A inscrição está aberta para experiências escolares que possam ser comprovadas e tenham sido realizadas e concluídas entre fevereiro de 2010 e junho de 2011, sendo que cada participante só pode inscrever um trabalho.

Art. 4º O trabalho, mesmo que desenvolvido em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um(a) educador(a). No caso de experiências coletivas, devem ser mencionados os demais participantes.

Parágrafo Único: A FVC premiará somente o(a) educador(a) em nome do(a) qual o trabalho foi inscrito, não se responsabilizando pela divisão do prêmio entre os demais integrantes do grupo. Somente o(a) inscrito(a) participará da festa de entrega do prêmio e dos eventos promovidos pela FVC.

CAPÍTULO III – DO TRABALHO

Art. 1º O trabalho deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, em no máximo 6 páginas.

Categoria Professor Nota 10

Art. 2º O trabalho deve ser um relato de uma experiência educativa, desenvolvida em turma regular, e conter: Justificativa (motivos para a realização do trabalho); Objetivos (o que queria que os alunos aprendessem); Conteúdos Curriculares (os conteúdos desenvolvidos para atingir os objetivos); Metodologia (o passo a passo de como o trabalho foi desenvolvido); Adequação das propostas caso haja alunos com necessidades educacionais especiais na classe (com a descrição das NEEs, de como o trabalho foi adequado e a articulação com o Atendimento Educacional Especializado – AEE);

Avaliação (do processo de aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico do professor) e sua Autoavaliação (assiduidade, compromisso profissional e investimento em autoformação). Não devem ser enviados outros materiais (fotos, vídeos etc.), além do relato acima descrito.

Categoria Gestor Nota 10.

Art. 3º O trabalho deve ser um relato de um projeto desenvolvido pela instituição escolar com turmas regulares e conter: Justificativa (motivos para a realização do projeto, breve histórico da escola, contexto em que está inserida e perfil da comunidade atendida); Objetivos (em ordem de importância – do geral para o específico – os avanços buscados pela equipe escolar e os objetivos para cada um dos atores envolvidos: diretor, coordenador pedagógico, professores, alunos, pais, organizações não governamentais e outros); Conteúdos Curriculares (os principais conteúdos trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos); Metodologia (o passo a passo das atividades propostas, recursos humanos e materiais utilizados e a articulação entre as ações); Avaliação (das aprendizagens dos alunos e dos instrumentos utilizados para o acompanhamento dos progressos; do trabalho pedagógico da equipe escolar; do desempenho de cada ator no desenvolvimento do projeto e o que poderia ser mudado ou aperfeiçoado se o projeto viesse a se repetir).


CAPÍTULO IV – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Art. 1º Serão selecionados os trabalhos que tenham adequação entre os objetivos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas. Será considerada ainda a pertinência do conteúdo em relação ao currículo escolar e às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Categoria Professor Nota 10

Art. 2º Serão três as etapas consecutivas de seleção: a) Seleção dos 50 (cinquenta) melhores trabalhos enviados; b) Escolha dos 10 (dez) premiados como Professores Nota 10, entre os 50 (cinquenta) selecionados; c) Indicação do Educador do Ano 2011, entre os 10 (dez) premiados.


Categoria Gestor Nota 10

Art. 3º Serão duas as etapas consecutivas de seleção: a) Seleção dos 5 (cinco) melhores trabalhos enviados; b) Escolha de 1 (um) premiado como Gestor Nota 10 entre os 5 (cinco) selecionados.


CAPÍTULO V – DA PREMIAÇÃO

Categoria Professor Nota 10

Art. 1º A FVC destinará a quantia de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para os Professores Nota 10, cabendo a cada um a importância de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), depositados na conta corrente indicada pelo responsável pela inscrição, diploma e troféu.

Art. 2º Os 50 (cinquenta) melhores trabalhos selecionados na primeira etapa receberão menção honrosa e uma assinatura anual gratuita da revista NOVA ESCOLA.

Art. 3º Os 10 (dez) trabalhos premiados serão divulgados pela revista NOVA ESCOLA.

Art. 4º A escolha do Professor do Ano será realizada após apresentação do trabalho a uma comissão julgadora, e a premiação terá lugar na festa do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, no mês de outubro de 2011, em São Paulo, em local e data a serem comunicados posteriormente.


Categoria Gestor Nota 10

Art. 5º A FVC destinará a quantia de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), que será dividida da seguinte maneira: R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para o diretor escolar, coordenador pedagógico ou orientador educacional que efetuou a inscrição, depositados na conta corrente indicada pelo responsável pela inscrição, e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para a instituição escolar em que o profissional atua, depositados na conta corrente da escola ou da APM.

Art. 6º Os 5 (cinco) melhores trabalhos selecionados na primeira etapa receberão menção honrosa e uma assinatura anual gratuita da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR.

Parágrafo Único: A FVC arcará com as despesas de transporte e estada dos 10 professores e do gestor vencedores, sem direito a acompanhante.

CAPÍTULO VI – DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Art. 1º É de inteira responsabilidade do(a) educador(a) que se inscreveu o ônus relativo aos direitos autorais de textos, imagens e outros meios que acompanharão seu trabalho. No caso de imagem de alunos, é necessário ter a autorização dos pais ou responsáveis.

Art. 2º Ao se inscreverem, os participantes autorizam automaticamente a FVC a utilizar, editar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, televisão, rádio e internet, imagens, conteúdos e qualquer informação, sem restrição de espécie alguma.

Art. 3º Os materiais que forem encaminhados por solicitação da FVC durante o processo de seleção não serão devolvidos.

Art. 4º A escolha dos Professores Nota 10, do Gestor Nota 10 e do Professor do Ano, dos selecionadores e da Comissão Julgadora, assim como a decisão de casos omissos neste regulamento, são de inteira responsabilidade da FVC de forma soberana e irrecorrível.

Art. 5º A premiação ficará sujeita a tributação incidente. A Fundação Victor Civita fará a retenção do Imposto de Renda (IRRF), observando, para tanto, a tabela progressiva.

Art. 6º A participação no Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 implica a aceitação irrestrita deste regulamento.




Concurso

Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011

Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação!


Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições para a sexta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam a tecnologia para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:

1) Escolas Públicas de Educação Básica

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, Matemática, Física etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), fundações e instituições de ensino sem fins lucrativos que atuem no Ensino Formal e não cobrem pelos serviços prestados. Também podem participar os educadores de escolas técnicas que lecionem disciplinas de educação básica como, Português, Matemática, Ciência etc.

 
Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula
Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa
Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico

 
Os educadores que se inscreverem em uma das três categorias acima poderão ser remanejados pelo Comitê de Seleção para duas categorias especiais: Inovação em Contextos Desafiadores e Uso Avançado de Tecnologias Microsoft na Aprendizagem.

2) Ensino Técnico - Educador Inovador Escola Técnica

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em escolas técnicas municipais, estaduais e federais.

3) Escolas Particulares - Educador Inovador Escola Particular

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.) que lecionem em escolas particulares.

4) Educador Inovador

Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico (escolas públicas) estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas ocorrerá por voto popular online e presencial no dia 03 de agosto, durante o II Fórum Microsoft de Educação Inovadora.

Premiação

O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 22 de julho, vinte e um projetos serão escolhidos e participarão do evento nacional de premiação que será realizado em São Paulo no dia 03 de agosto.

Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional da Microsoft e um pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas ideias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica (escolas públicas) apresentarão seus trabalhos no Microsoft Innovative Education Forum - Latin America, que ocorrerá entre agosto e setembro no Chile. Os classificados na fase regional irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Education Forum que será realizado em novembro deste ano em Washington, nos Estados Unidos da América. O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010 recebeu o número recorde de inscritos, foram 1.056 professores de todos os estados brasileiros. Em 2011 esperamos um número ainda maior, com o objetivo de buscar o reconhecimento internacional da educação do nosso país.

Fórum Microsoft de Educação Inovadora

Em 2010, aconteceu na cidade de São Paulo, no dia 04 de agosto, o I
Fórum Microsoft de Educação Inovadora, o evento foi um sucesso, contou com palestras de diversos profissionais da área de educação e apresentou os ganhadores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. Cerca de 300 pessoas estavam presentes e mais de 2 mil acompanharam a transmissão ao vivo pela internet. Esse ano teremos o II Fórum Microsoft de Educação Inovadora que promete trazer grandes nomes da educação com o objetivo de debater e discutir temas atuais da área.

Para acompanhar as novidades do Prêmio, acesse: www.educadoresinovadores.com.br
Mais informações no Blog: http://educadoresinovadores.com.br/blog/



Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova

Para mais informações:
Criax Comunicação Organizacional
Fone: (11) 3817-4665
E-mail: contato@educadoresinovadores.com.br

Projeto

Secretaria Foi  à Praça




Como parte das comemorações dos 80 anos de emancipação político-administrativa do município de Rio do Sul, a Secretaria Municipal de Educação participu da terceira edição do Secretaria vai à Praça.

Como o objetivo do evento é divulgar todos os trabalhos realizados pelo poder executivo municipal de Rio do Sul, nossa Secretaria aproveitou para divulgar o mais novo projeto inserido na educação: "Educa Móvel".

Pensando em criar um espaço diferenciado, possibilitando aos alunos o acesso ao mundo da leitura e imaginação, teve-se a ideia de transformar uma Hyundai antiga em uma biblioteca móvel. Mas não em uma simples biblioteca.

Neste espaço tem-se diversos jogos, televisão, fantasias, livros, brinquedos, telão para data show e um incrível sistema de som para animar a garotada.


 
Nela está inserida diversos projetos que irão garantir de forma inovadora um aprender prazeroso e significativo.

A Educa móvel estará passando por todas as Unidades que poderão aproveitar de todas as formas para levar o conhecimento e diversão aos alunos tanto do Ensino Fundamental quanto da Educação Infantil.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oratória

Concurso de Oratória


Objetivos do Milênio - Qual é o meu jeito de mudar o Mundo

Este foi o tema que marcou a tarde de quinta-feira (14) na Associação Duque de Caxias, num evento de grande destaque na Educação: Concurso de Oratória.

Os sete inscritos no concurso mostraram dinamismo, conhecimento de atualidade, expressão, opinião, além de deixar uma mensagem reflexiva e argumentativas aos ouvintes.

A abertura teve início às 14 horas e teve a presença do vice-prefeito Garibaldi Ayroso, secretária da educação Janara Mafra, Superintendente da Fundação Cultural Vanir Raizer, diretores e alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Concomitante ao concurso, outro tema importante e que vem ao encontro do evento mereceu destaque - A Voz - pois no dia 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz, campanha que iniciou no ano de 2003 e tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a saúde vocal.

Durante o evento os alunos assistiram a vídeos, receberam folders da campanha e tiveram orientações de como cuidar deste instrumento de comunicação tão importante..

O Concurso de Oratória faz parte do Programa Revela Talentos, com o objetivo de possibilitar aos alunos a oportunidade de identificação  nas mais diversas áreas culturais e esportivas.

O grande destaque da tarde, foi o Gabriel Mantoanelli, o vencedor do concurso que demonstrou aos jurados postura, entonação de voz, criatividade e muita segurança em seu discurso.

Gabriel através de seu jeito de mudar o mundo foi o Campeão!!!

Durante o evento houve apresentações artísticas da Escola Modelo Arvino Walter Gaertner

-----------------------------------------------------------------------

Os jurados tiveram que estar atentos aos mínimos detalhes, pois a qualidade dos textos eram excelentes, trazendo para reflexão do público questões culturais, preocupações com o meio ambiente, com as novas tecnologias, economia de água e energia, igualdade entre os gêneros, pobreza e principalmente o papel de cidadão ao perceber o quão importantes esta reflexão voltando o olhar para as reais mudanças a serem feitas por nós, cidadãos.

Luana Costa e Miquéia C. Andrade

Um agradecimento especial aos jurados Arno Nardelli, Volney Eller, Maiara Daniela Costa, Neide Machado e Ivo ferrari, que decidiram o terceiro lugar para o Centro Educacional Willy Schleumer, através da aluna Miquéia Costa Andrade, o Segundo Lugar para o Centro Educacional Pedro dos Santos com a apresentação da aluna Luana Costa e em Primeiro Lugar, citado anteriormente, Gabriel Mantoanelli do Centro Educacional Roberto Machado.

A premiação foi realizada no Paço Municipal no dia 15 de abril, no dia do aniversário de 80 anos de Rio do Sul, onde os alunos receberam das mãos do Governador Raimundo Colombo e do Prefeito Municipal Milton Hobus os seguintes prêmios:

3º lugar - uma bicicleta
2º lugar - um celular e uma bicicleta
1º lugar - um notebook


Nosso agradecimento aos parceiros da educação que com o apoio prestado ajudam na concretização de ações tão importantes quanto este concurso.




Rio do sul - 80 Anos

Parabéns Rio do Sul

Dia 15 de abril é um dia especial para os riossulenses. É a data que marca o aniversário da cidade e que em 2011 completa 80 anos de emancipação político/administrativo.

E por ser uma data festiva, alegre, histórica, nossas Unidades Educacionais realizaram diversas atividades através de projetos pedagógicos, com o objetivo de levar os alunos a conhecerem a história do município, fazendo-os sentir parte dessa história.

Entre as atividades destacam-se:

* Homenagens Cívicas;
* Enfeites Alusivos;
* Resgate Histórico;
* Mural com fotos antigas;
* Passeio pelos bairros;
* Desfile com roupas recicladas;
* Confecção de bolo para a comunidade;
* Piquenique, etc.

Comprove alguns momentos desses projetos:


CEI Adelaide Ledra



CE Aníbal de Barba



CEI Cantinho do Amor I



CEI Cinderela


CE Ribeirão Cobras Norte



CEI Dea Bornhausen


CEI Egídeo Dalmarco

CEI Favo de Mel II


CEI Francisco  Fleisner




Páscoa Solidária

Páscoa Solidária benefecia Idosos


A manhã desta segunda-feira foi de muita alegria para os idosos da  Conferência Frei São Vicente de Paulo, isso porque a Secretaria Municipal de Educação promove desde 2009 a Páscoa Solidária, num sentido ecumênico, celebrando com pessoas especiais a fraternidade. O objetivo é arrecadar itens em benefício de Entidades da nossa cidade.

Em 2009 o projeto foi direcionado ao Clube das Mães – Lar das Meninas. Em 2010 foi o Hospital Samária e agora em 2011 será a esta Entidade, que tem 64 idosos.
 
Toda a equipe da Secretaria de Educação se disponibilizou a contribuir doando chocolates e principalmente itens de higiene pessoal, que são de utilidade diária dos idosos.
 
Os kits foram entregues pelas mãos da Secretária de Educação Janara Mafra para  a Presidente, a Sra. Irma Gadotti que agradeceu pela ação. Janara enfatizou o projeto social como um momento de reflexão e de solidariedade colocando a Secretaria da Educação a disposição da entidade. Também esteve presente o Prefeito Milton Hobus que parabenizou a Secretaria por esta iniciativa.
 
Além da entrega houve apresentações musicais e uma palestra com Lenice Werner Cristofolini, que trouxe uma mensagem reflexiva sobre o sentido da páscoa.
 
Para finalizar a doação todos saborearam um delicioso bolo.

 
 

A ENTIDADE:

Fundada em 26 de fevereiro de 1951, completou este ano 60 anos de fundação. Abriga em média 68 idosos, com idade média de 80 anos. 99,9% aposentados com salário mínimo ou dependente do LOAS. 50 % não têm filhos nem familiares diretos e 94% são totalmente de origem familiar carente.

Os recursos para manutenção da entidade vêm da contribuição dos idosos de alguns familiares, e o complemento vem de campanhas junto à comunidade convênios, e doações através de ações como esta, realizada ela Secretaria de Educação.

A maior carência para os idosos é a terapeuta, e a maior carência para a unidade em si é a manutenção com serviços essenciais como alimentação, medicação, fraldas e mão de obra.

A diretoria atual é composta pela presidente Irma Gadotti, tesoureira Anelise Odrebech Ohf, a vice-presidente Iria Faller, a diretora de patrimônio Edileusa Teixeira, Secretária Ana Lucia Ferro e a Administradora Lourdes Claudino, todas membros do Clube Soroptimista Internacional de Rio do Sul.

 


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Concurso de Oratória

QUAL É O MEU JEITO DE MUDAR O MUNDO?



“O mundo está em constante mudança e cada ação realizada pelo ser humano contribui de alguma forma para essa mudança. Mas que tipo de mudança o ser humano está realizando? Um pensamento oriental afirma que “aquilo que fazemos em vida reflete na eternidade”, mas para muitos essa ação implicará numa reação ainda em vida. Cada pessoa tem um jeito, uma forma e um olhar diferente para com esse mundo, porém esse mundo é coletivo. Não podemos pensar em si mesmo, pois o mundo é a nossa casa, cada ação gera uma reação, e cada reação implica em uma ação no outro.

- Existem jeitos de mudar o mundo, mas qual será nosso jeito de mudar o mundo?

Este é o tema do Concurso de Oratória da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul deste ano.

Serão sete participantes dos anos finais que terão de mostrar aos jurados a reflexão sobre o saber crítico, levando em consideração os recursos linguísticos utilizados para uma boa apresentação. Além disso, o aluno pode utilizar a oratória como meio de expressão com o público, aprimorando seu crescimento individual e profissional.

O concurso será realizado amanhã na Associação Desportiva Duque de Caxias às 14 horas.

Este ano a premiação será a seguinte:

1º lugar: notebook
2º lugar: um celular e uma bicicleta
3º lugar: bicicleta


NOSSO AGRADECIMENTO AOS PARCEIROS DESTE EVENTO: