quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EscolarBus

Rota Escolar  Ampliada





Com a intenção de oferecer mais opções de transporte aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Rio do Sul adquiriu três ônibus zero quilômetro.

Cada veículo tem capacidade para 57 passageiros sentados, e estão equipados com cadeiras de rodas, rampas de acesso, cinto de segurança em todos os bancos e cintos em sistema “X” para pessoas com necessidades especiais. O investimento da Prefeitura para a aquisição desses veículos foi de R$ 597 mil.

De acordo com a secretária Janara Mafra, mesmo com o transporte escolar terceirizado desde agosto de 2009, os veículos serão utilizados para os alunos da Escola em Tempo Integral e estarão à disposição para rotas extras que apareçam durante o ano letivo de 2010 dentro do município.

“Temos que ter esses veículos extras para possíveis atividades que sejam realizadas durante o ano, oferecendo um transporte seguro e de qualidade para os nossos alunos”, comentou Janara.






Fonte: Ariane Cristina
Departamento de Comunicação - PMRS

Foto: Tatiana Teshner

Educação Infantil

Educação Infantil 12 meses a todo vapor


A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul sempre preocupada com o papel educativo e social que desenvolve, não fechou as portas durante o mês de janeiro.
Através do programa “ Educação Infantil 12 meses”, as crianças foram atendidas em 32 unidades no período de 04 de janeiro a 05 de fevereiro, atingindo o objetivo do atendimento previsto, que era de 1.524 crianças de 0 a 6 anos.



O programa Educação Infantil 12 Meses, contempla o atendimento durante todo o ano e visa oportunizar e disponibilizar um local acolhedor para as crianças cujos pais necessitem exercer sua atividades profissinais no período de férias.
Nos Centro de Educação Infantil geridos pela administração pública, os alunos recebe além de alimentação, um acompanhamento pedagógico comprometido com a formação da criança em todos os aspectos sociais sempre focado no seu bem estar, desenvolvendo suas aptidões em um processo educacional sempre observado pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

Alfabetização



Rio do Sul Alfabetizado

O primeiro encontro de alfabetizadores do Programa “Por um Brasil alfabetizado” do ano de 2010, aconteceu às 19 horas do dia 11 de fevereiro nas dependências do CE Aníbal de Barba.


Este programa é realizado pelo MEC através da Secretaria Municipal de Educação, que visa oferecer uma nova oportunidade de acesso e pemanência com sucess aos esudos a jovens e adultos, fazendo a diferença numa Educação Empreendedora e de Qualidade.


Neste primeiro encontro diversos assuntos foram discutidos, entre eles as diretrizes do Programa, os objetivos, o que é o EJA, o perfil do alfabetizador, capacitações, matrículas, entre outros.
 
As turmas devem ser formadas de 7 a 25 alunos na área rural e 14 a 25 alunos na área urbana. A duração do programa será de oito meses, sendo as aulas semanais, com horário e dia a combinar com cada turma. As aulas se estenderão do mês de fevereiro a novembro de 2010. Algumas turmas iniciam as aulas nos próximos dias.



Segundo a gestora do Programa, Lenice Werner Cristofolini dos Santos, a inscrição para os alunos estarão abertas até o dia 24 de fevereiro. As pessoas que estiverem interessadas devem comparecer até a Secretaria dos Centros Educacionais do seu bairro ou na Secretaria Muncipal de Educação de Rio do Sul, localizada no bairro Canta Galo, ao lado de Centro de Eventos Hermann Purnhagen munidos dos documentos pessoais.


O professor interessado em ser alfabetizador deve entrar em contato com Lenice na Secretaria Municipal de Educação, e preencher alguns requisitos como: ser preferencialmente professor e ter disponibilidade de 10 horas semanais. Os alfabetizadores receberão Bolsas de Trabalho pagas pelo MEC.


Estes professores irão conduzir jovens e adultos que pretendem retomar os estudos, fazendo com que eles possam ser inseridos na Sociedade Letrada, oportunizando sua entrada no mercado de trabalho, aumentando os índices de alfabetização do município.


Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (47) 3531-1100 (SME – Rio do SUL).

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Formação Continuada para professores dos Ciclos de Aprendizagem em Joaçaba - SC

        Nos últimos dias 04 e 05 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu aos professores dos Ciclos de Aprendizagem (1º ao 5º ano) Formação Continuada promovida em parceria com a Universidade do Oeste Catarinense - UNOESC.
A formação continuada é uma exigência da atividade profissional no mundo atual, não podendo ser reduzida a uma ação compensatória de fragilidade da formação inicial.

        O conhecimento adquirido na formação inicial se reelabora e se especifica na atividade profissional, para atender a mobilidade, a complexidade e a diversidade das situações que solicitam intervenções adequadas. Assim, a formação continuada deve desenvolver uma ação investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado.

        A formação continuada de caráter reflexivo considera o professor sujeito da ação, valoriza suas experiências pessoais, suas incursões teóricas, seus saberes da prática e possibilita-lhe que, no processo de ensino/aprendizagem, atribua novos significados a sua prática e compreenda e enfrente as dificuldades com as quais se depara no dia a dia.

        Sendo assim, o convênio de cooperação celebrado entre o município de Rio do Sul e a Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, tem como objetivo oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos Ciclos de Aprendizagem do município de Rio do Sul, no sentido de melhorar a qualidade do ensino na área da Alfabetização, Letramento e Linguagem, Lógica e Cálculo Matemático, melhorando assim, as condições de trabalho e contribuindo para o aprimoramento da prática pedagógica educacional.
        No dia 04/02 os professores debateram temas como Alfabetização e Letramento para o Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º ano) e Matemática e Raciocínio e Lógica Matemática para o Ciclo Complementar de Aprendizagem (4º e 5º ano).

        No dia 05/02 as palestras foram A magia da leitura para o Ciclo de Alfabetização e Problemas de Aprendizagem e Inclusão Social para o Ciclo Complementar de Aprendizagem.
Os professores sairam satisfeitos com a Formação e reivindicaram novas Formações Continuadas como essa em Joaçaba.

video

Aprendizagem em ação!

Primeiro  Encontro com Professores de Língua Portuguesa

        No dia 11 de fevereiro, todos os professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Rio do Sul, se reuniram nas dependências do CEI Aníbal de Barba. Este grupo no ano de 2009 teve uma participação intensa nos encontros de formação continuada GESTAR II, que teve como objetivo aprimorar a prática pedagógica dos professores.

            Este primeiro encontro de 2010, veio a dar continuidade a um projeto desenvolvido no GESTAR II:
Consciência Fonológica: trocas, destrocas e a busca de uma atuação conjunta. Projeto este, que visa a qualidade da aprendizagem e que tem como objetivo orientar professores do Ensino Fundamental - Séries iniciais, para intervir junto ao aluno que apresenta dificuldades, como a troca de surdas e sonoras na escrita e de consciência fonológica.



         
           O projeto tem a parceria com a professora do Curso, Regina B. Kretzer, da fonoaudióloga Emanuelle Sorgatto e de todos os professores de Língua Portuguesa da rede. Este grupo fará levantamento de dados dos alunos, atividades complementares, desenvolverão jogos, bem como farão a intervenção junto com os professores das séries iniciais, procurando sanar todas as dificudades encontradas.



          Os professores estão confiantes com a proposta do projeto, que tem a data do próximo encontro marcada para o mês de março.

" A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida". SÉNECA

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Para refletir...

SER PROFESSOR




O nobre professor é abençoado maestro que consegue retirar dessa harpa viva que é o coração da criança, a mais sublime musicalidade.

Sabe dedilhar nas cordas mais sutis da alma juvenil, a canção do dever e da justiça.

 

Consegue despertar nas almas que lhe ouvem os sábios conselhos, a mais harmoniosa melodia da esperança, da fé e do amor sem limites


Todavia, há uma profissão da qual praticamente todas as demais dependem: é a de professor.

Esse profissional é o grande responsável pela formação intelectual dos seres que passam pelas salas de aula. E não são poucos.
 
O professor é quase um segundo pai, e a professora, uma segunda mãe, já que têm o poder de influenciar sobremaneira na formação dos caracteres de seus alunos.

Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade.

Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.


Não queremos dizer que toda responsabilidade pese sobre o professor, mas grande parte dela, já que os pais são os maiores responsáveis pela conduta moral dos filhos.
 
No entanto, há professores e professores.

Há aqueles que não passam de comerciantes da educação. Dão suas aulas como quem se desincumbe de pesado fardo, pensando no valor que recebem no final do mês.

Há os indiferentes, que dão aulas de forma maquinal, não se esforçam nem para sair da mesmice, que os alunos já não suportam mais.

 
Há aqueles que são o exemplo vivo da deseducação. Sentam-se na mesa, gritam para serem ouvidos, esmurram a mesa ou o quadro para chamar a atenção dos educandos.
 
Há também os que pensam que crianças são adultos em miniatura.
 
Não usam a criatividade nem para buscar o aperfeiçoamento pessoal e fazem apenas o que seus superiores lhes ditam.
 
Ser professor, no verdadeiro sentido da profissão, é ajudar a formar cidadãos de bem. É conhecer a intimidade do aluno e procurar extrair o que tem de melhor em sua intimidade, ajudando-o a reformular o que tenha que ser repensado.
 
Ser professor é estar sempre em busca do próprio aperfeiçoamento, para melhor servir.

É buscar sempre o que tem de melhor, para oferecer aos seus educandos.

É jamais se conformar com os desafios, por mais imponentes que sejam.


Ser professor é descobrir em cada aluno seu universo de potencialidades e ajudá-lo a desenvolvê-las.

Ser professor é muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo.

 
É romper com os modelos ultrapassados de incutir na cabeça do educando fórmulas prontas.
 
É incentivar a criatividade, permitindo o surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo, onde não haja lugar para o preconceito, para a hipocrisia, nem para a subjugação dos mais fracos.
 
Ser professor, finalmente, é poder aplicar o amor na sua mais expressiva manifestação de sublimidade.
 
É fazer brilhar no íntimo de cada aluno, a chama sagrada que o criador ali depositou.

O nobre professor é abençoado maestro que consegue retirar dessa harpa viva que é o coração da criança, a mais sublime musicalidade.

Sabe dedilhar nas cordas mais sutis da alma juvenil, a canção do dever e da justiça.


Consegue despertar nas almas que lhe ouvem os sábios conselhos, a mais harmoniosa melodia da esperança, da fé e do amor sem limites...




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ENTREGA DE KIT ESCOLAR


Início do ano letivo

Entrega de Kit Escolar e Boas-Vindas a alunos e funcionários


Equipe integrada na montagem dos kits

 
Aconteceu nesta manhã de segunda-feira (08), o primeiro dia do ano letivo de 2010 na Rede Pública Municipal de Rio do Sul. Todas as escolas juntamente com os docentes recepcionaram os alunos, dando-lhes boas-vindas.

 Houve ainda a entrega dos kits escolares. São cerca de três mil alunos recebendo material para uso escolar, como mochila, lápis, caneta, borracha, lápis de cor, régua, tesoura, cola, e material de higiene (creme dental e escova). Todo o material está sendo doado pela Secretaria Municipal de Educação, processo este, que vem acontecendo há quatro anos..


A primeira entrega foi realizada na Escola de Ensino Básico, Aníbal de Barba, que contou com a participação do Prefeito Milton Hobus e pela secretária de Educação, Janara Mafra.



Foto: Tatiana Teschner

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Seminário Pedagógico

A Necessidade de Empreender e a Arte de Inovar na Educação

        Nesta quarte-feira, durante todo  o dia aconteceu o I Seminário Pedagógico, com a participação intensa de cerca de 500 professores e demais funcionários da Educação. O evento foi realizado com o apoio de todos os funcionários da Secretaria Municipal, que não mediram esforços para que todos estivessem a vontade, proporcionando um ambiente organizado e agradável.
                                                                                  Parte da equipe SME
       
        Cada palestrante soube envolver os ouvintes, discutindo sobre temas atuais e direcionados ao modelo de educação empreendedora. Entre eles Fernando Dolabela, criador dos maiores programas de Ensino Empreendedor no Brasil.
        "O professor deve levar o aluno a realizar seu sonho. Fazer indagações como: quem sou eu? Onde estou? Onde quero chegar? Qual é o meu sonho? E trabalhar em cima disso, com soluções que sejam a nossa cara, o nosso jeito, os nossos valores". Diz fernando.
Comentou ainda que o Brasil não investe neste novo sentido de educação, e que Rio do Sul está a frente, no caminho certo. A educação deve ser voltada para a criação do novo, e não apenas para estudos que façam ter um emprego público. O que falta é isso!
       Comparou o sistema empreendedor como o relacionamento de um casal: "A partir do momento que se conhecem, só o futuro é que importa". Isso é ser empreendedor. Inovar, caminhar em busca do novo, crescer e fazer com que o passado fique no passado e passe a criar sempre.

       
         Depois do almoço, conversou com os professores, a palestrante Dulce Magalhães. Dinamismo e alto astral foi o que esta educadora, pesquisadora e escritora, passou a todos. Com o tema Mudar o Mundo, também ressaltando o novo, a criação.
"O que vivemos é uma realidade através das nossas ideias, do nosso mundo interior. Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos. Para mudar o mundo precisamos mudar nosso olhar e criarmos uma outra realidade".

         Após o coffee break, Sandra Lenara Nunes de Carvalho do Paraná e Renilda Aparecida Costa de Liz fecharam a tarde de palestras. Sandra explicou como trabalhar a Interdisciplinaridade nas escolas, em união com os professores e direção: a união de duas ou mais disciplinas, fazendo uma relação entre si, um cruzamento de atividades. Renilda trabalhou as diferenças étnicas raciais, abordando toda história até como acabar com os preconceitos.


Dinâmica em grupo

Além das palestras, os professores receberam um Kit que continha um carderno, uma agenda e uma bolsa. O profissional sendo valorizado no início da trajetória do ano letivo.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ENCONTROS COM DIRETORES






"O Gestor Educacional de uma Escola Pública em Mudança"

Este é o tema do curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação a todos os diretores dos Centros Educacionais.


O curso teve início no dia 29 de janeiro nas dependências do Serviço Nacional do comércio (SENAC). Além deste serão realizados mais quatro encontros com data já definida.









Como gestores de suas escolas, os diretores aprenderão a administrar de uma melhor forma as finanças e orçamentos das unidades, bem como os projetos pedagógicos e gestão de pessoas.


Janara diz que "Um diretor bem preparado precisa conhecer todos os setores da escola, assim ele terá capacidade de liderar pessoas e ações, que se transformam em qualidade na escola".



........................................................................




        E na manhã desta terça-feira, (02), às 08 horas aconteceu no auditório da SME a primeira reunião administrativo-pedagógica com todos os diretores dos Centros Educacionais.



        Foi apresentado a Instrução Normativa, onde foram tratados assuntos de grande relevãncia para o início do ano letivo de 2010. Dentre eles, o calendário escolar, CODIM, transporte escolar, reuniões pedagógicas, cardápio regionalizado, controle de frequência, capacitações de professores, legislação e demais assuntos.



        Ressaltou-se também a prorrogação dos cursos de formação continuada, graduação inicial e especialização, ofertado gratuitamente pelo MEC. A inscrição é efetuada pelos professores on-line na Plataforma Freire no site www.freire.mec.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria da Educação.