terça-feira, 30 de junho de 2009

Projeto "Família na Escola" é promovido em várias escolas da Rede Municipal de Ensino


Escolas da Rede Municipal de Educação promovem hoje o “Família na Escola”. O projeto tem o intuito de levar os pais e a comunidade para participarem de atividades físicas, culturais, além de acompanharem diversos trabalhos artísticos feitos pelos alunos.

Crianças participaram de uma série de jogos educativos como foi o caso do Xadrez

Durante a manhã, o prefeito municipal, Milton Hobus, visitou o Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli, no bairro Barragem.

Enquanto aproveitava para apreciar os trabalhos desenvolvidos o prefeito foi convidado a participar de um café da manhã oferecido e preparado pelos alunos, Hobus acompanhou os alunos em alguns jogos, além de observar a apresentação da fanfarra da escola.

O prefeito municipal Milton Hobus arriscou uma partida de Tênis de Mesa durante o evento

Acompanhe os demais Centros Educacionais e Centros de Educação Infantis que promovem hoje o “Família na Escola”:

C.E Ricardo Marchi - ( Santa Rita )

C.E.I Aquarela - ( Laranjeiras )

C.E.I Augusto Bosco - ( Lot. Santa Clara )

C.E. Padre Ângelo Moser - ( Progresso )

C.E.I Romão Trauczysnki - ( Fundo Canoas )

C.E.I Francisco Fleisner - ( Alto Bela Aliança )

C.E.I Pinguinho de Gente - ( Taboão )

C.E Daniel Maschio - ( Itoupava )

C.E.I Ruth Schroeder Ohf - ( Sumaré )

C.E.I Tia Bea - ( Taboão )

C.E.I Danilo Lorival Schmidt - ( Budag )

C.E.I Shirley Dolores Sedrez - ( Santana )

C.E.I Favo de Mel II - ( Jardim América )

C.E.I Cantinho do Amor II - ( Sumaré )

C.E.I Cobras Norte - ( Cobras )

C.E.I Egídio Dalmarco - ( Jardim Alexandre )

C.E.I Sebastião Back - ( Jardim América )

C.E.I Favo de Mel I - ( Jardim América )

C.E.I Ilse Soldatelli - ( Barra do Trombudo )

C.E Roberto Machado ( Progresso )


Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br
www.riodosul.sc.gov.br/sme

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Secretaria de Educação contrata profissional


A Secretaria Municipal de Educação abre vaga para contratação de profissional na área de Artes Marciais, que atue como professor da disciplina Capoeira.

O candidato que tiver interesse deverá preencher os seguintes requisitos: Ter no mínimo 18 anos na data da inscrição, além do ensino médio completo. Cursos de aperfeiçoamento, além de documentação que possa comprovar que o mesmo está apto para ministrar aulas desta disciplina facilitarão no momento da escolha do profissional.

Como a contratação não passará por processo seletivo, o profissional poderá ser contratado imediatamente, caso seja feita a comprovação através da documentação citada.

As aulas serão ministradas na Escola Modelo do Bairro Barragem e a carga horária é de 20 horas semanais. A contratação será obedecerá um caráter temporário de 03 meses.

Maiores informações poderão ser encontradas na própria Secretaria Municipal de Educação, no bairro Canta Galo, ao lado do Centro de Eventos Hermann Purnhagen. ( Falar com Emanuela )


Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br
www.riodosul.sc.gov.br/sme

Secretaria de Educação promove Conferência de Empreendedorismo

A Secretaria Municipal de Educação promove no próximo dia 09 de julho, a partir das 19 horas, no Hotel Aliança Express, a primeira Conferência de Educação Empreendedora de Rio do Sul.


O evento tem o intuito de disseminar um nova forma de conhecermos a educação, através de palestras, demonstrações de cases, apresentações de alunos destaques em projetos como o Revela Talentos, além de depoimentos de ex-alunos da Rede Municipal de Educação.

A empresa Unimed Alto Vale já confirmou presença. O case da empresa tem a intenção de demonstrar às crianças e demais empresários as grandes vantagens de se investir na educação, sempre focados no equilíbrio social.

O evento contará também com a assinatura do termo de parceria de novas empresas adeptas ao programa Iniciação ao 1º Emprego, que tem como fito oportunizar aos alunos da Rede Municipal de Ensino o contato com inúmeras áreas profissionais, despertando assim suas afinidades e objetivos para sua vida profissional.

O prefeito municipal, Milton Hobus e a secretária de educação, Janara Aparecida Mafra irão abordar a temática de ensino utilizada no novo formato de educação em período integral.

Outra atração da conferência será a apresentação da Empresa Virtual, criada por um empreendedor mirim. Ele demonstrará algumas técnicas de administração de negócios, controles financeiros, entre outros pontos inerentes a um gestor.

Inúmeras empresas de Rio do Sul já confirmaram presença no evento com o interesse de conhecerem o projeto da nova Educação Empreendedora.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br
www.riodosul.sc.gov.br/sme

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Secretaria de Educação promove o primeiro Encontro de APPs


Com a intenção de elucidar todos as atividades inerentes às Associações de Pais e Professores, a Secretaria Municipal de Educação promove o primeiro encontro de APP's, que acontece no próximo dia 07 de julho, na Associação Esportiva Duque de Caxias.


“Conforme preconiza a Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o acesso aos estudos” completa a Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra, ao falar da importância deste encontro.

“É o primeiro encontro desta natureza. Sabemos da necessidade e da importância de demonstrá-los o seu papel dentro da educação. Não nos basta prezar por uma educação de qualidade, se não contamos com o apoio dos pais neste processo” comenta.

A Secretaria Municipal de Educação pretende reunir mais de 300 pessoas, com o intuito de informar e ao mesmo tempo torná-los membros atuantes de cada unidade escolar.

Rio do Sul conta hoje com 36 unidades educacionais geridos pela Secretaria Municipal de Educação. Isso totaliza 800 profissionais e mais de 5,3 mil alunos.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

Programa Horta Escolar

A Secretaria Municipal de Educação recebeu na última terça-feira (23), a equipe do Programa Educando com a Horta. O programa visa levar às escolas brasileiras uma nova oportunidade de equilibrar a alimentação escolar cultivando suas próprias hortaliças.

Em Rio do Sul 52 pessoas participaram da capacitação, que tem o intuito de formar os multiplicadores que irão levar para as escolas da rede pública municipal , as diversas maneiras de utilização da horta em benefício das crianças.

Nesta capacitação as pedagogas Edlamar Leonor de Souza e Margarete Baldo falaram sobre a questão do currículo escolar, que passará por algumas adaptações, com o propósito de receber o programa, o qual irá abordar vários temas a serem propostos dentro e fora de sala de aula.


A capacitação tem o intuito de agregar o maior número possível de multiplicadores

A coordenadora de projetos ambientais da Secretaria Municipal de Educação, Neusa Girardi, explanou sobre as inúmeras formas de introdução do programa através de projetos já executados nas unidades educacionais.

“Acredito que uma fusão entre os assuntos horta escolar e meio ambiente, em muito tem a agregar no conteúdo escolar. Sabemos que a prática educacional é extremamente eficaz quando damos oportunidade da participação efetiva das crianças durante o processo” salientou Neusa.

Outros assuntos tratados foram o de nutrição e alimentação escolar. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Josilene Rubia Murara, repassou aos presentes inúmeras formas de transformar a horta escolar em uma potencial fonte alimentícia.

“Queremos mostrar para os educadores e demais integrantes do programa que uma horta escolar produzida dentro dos padrões elaborados pela própria secretaria traz inúmeros benefícios à criança. Não só na diversidade e adequação de cardápio, mas também pelo fato de um acompanhamento diário sobre os alimentos que irão ao prato de nossos alunos” comentou Josilene.

A SME, através de sua equipe da alimentação escolar elaborou uma proposta de um novo cardápio, intitulado como Cardápio Regionalizado. A proposta é fazer com que os cardápios das escolas da rede pública municipal tenham autonomia de acordo com sua região.

“Em nossa cidade encontramos um grande número de comunidades, todas com culturas diferenciadas. Este cardápio vem para preencher estas nuances entre uma comunidade e outra. Sabemos que crianças que cresceram vivenciando um tipo de cultura, muitas vezes não se adaptam a um outro tipo de alimentação. Por isso procuramos minuciosamente conhecer os aspectos gastronômicos de cada unidade escolar” finaliza a nutricionista.

Participaram desta capacitação diretores de escola, professores, membros da APP, pais e merendeiras da rede pública municipal.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

Secretaria Municipal de Educação prorroga prazo para inscrições no concurso de uniformes


A Secretaria Municipal de Educação informa que prorrogou os prazos para inscrições do Concurso de Uniforme Escolar 2009, até esta quinta-feira (25).

O fator principal foi a grande adesão por parte dos alunos nas 07 unidades educacionais participantes, sendo que as próprias direções escolares solicitaram essa prorrogação.

Em virtude disto, a SME entendeu que o prazo deveria ser prorrogado para que os alunos não fossem prejudicados e, consequentemente, não pudessem fazer suas inscrições em tempo hábil.


Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531- 1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br
www.riodosul.sc.gov.br/sme

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Projeto oratória nas escolas


Alunos da Rede municipal e estadual de ensino participaram na noite de ontem (23), do projeto Oratória nas Escolas, desenvolvido pela Junior Chamber International (JCI – Rio do Sul).

Ao todo, sete escolas participaram da etapa municipal, realizada na própria JCI. O primeiro colocado representará o município no Encontro Regional, que acontecerá no próximo sábado, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi).


Após as sete apresentações, o responsável pelo projeto, Egon Sewald Júnior, anunciou os três primeiros colocados.

Na terceira colocação ficou o aluno Rodrigo Klimeck Kruger Maul, da Escola de Educação Básica Francisco Altamir Wagner, da rede estadual de ensino.

O fato mais curioso foi o empate técnico entre os alunos Ramon Passig, do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli e a menina Thaíne de Souza, do C.E Pedro dos Santos, ambos da rede pública municipal.

Os dois alunos terminaram empatados na primeira colocação, com uma pontuação de 107 pontos, a qual foi atribuída por cinco jurados, entre eles fonoaudiólogos e membros da JCI.

A Secretária Municipal de Educação, Janara Aparecida Mafra, esteve presente no evento e comentou sobre a satisfação em observar tamanha desenvoltura por parte dos concorrentes.

Ramon e Thaíne exibem suas medalhas de campeões

“É bastante gratificante ver que nossos alunos estão despontando em inúmeras atividades.Isto é prova que os resultados são fruto de um trabalho pedagógico consciente e compromissado”

Participaram efetivamente do projeto os orientadores Edolar Pavanello, Marineuza Olivo e Ilson Furtado, ambos educadores do C.E Pedro dos Santos, além da professora de português, Cristiane Schmitz, do Ceplas.

Resultados como este vem ao encontro do projeto Revela Talentos, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, o qual visa fomentar as aptidões dos alunos em diversas áreas culturais, esportivas ou sociais.


Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br
www.riodosul.sc.gov.br/sme

terça-feira, 23 de junho de 2009

Alunos do CEPLAS conhecem a serra catarinense


Ao participarem de uma viagem de estudos, alunos do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli rumaram em direção à serra catarinense com o intuito de conhecerem alguns dos pontos turísticos mais visitados de nosso estado. A viagem contempla a projeto elaborado pelos professores de História e Geografia e que faz parte do plano pedagógico da escola.

A proposta é, através da visita, oportunizar aos alunos uma espécie de viagem-pesquisa , nas quais os alunos pudessem se deparar com a realidade do local e fazerem suas próprias considerações quanto ao clima, relevo e principalmente pesquisas com amostras de rochas e materiais encontrados na região.

Alunos fazem fila para foto ao lado do termômetro no Morro da Igreja (Urubici/SC)


Dois pontos mereceram destaque: a parada no Morro da Igreja, com 1.822 metros, situado na cidade de Urubici e o Mirante da Serra do Rio do Rastro, na cidade de Bom Jardim da Serra.

A enfoque dado pelos professores foi, principalmente, proporcionar a integração e participação em ações que envolvam as questões de preservação dos patrimônios naturais e históricos de Santa Catarina.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – SC (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Festa Junina alegra crianças e adultos no C.E Guilherme Butzke

O arraial estava montado para receber pais, crianças e toda a comunidade do bairro Rainha. O Centro Educacional Guilherme Butzke preparou uma grande festa junina no último sábado (20).


Muita música e brincadeiras típicas marcaram a ensolarada tarde de sábado. Alunos se divertiram encenando um legítimo casamento caipira. Outro ponto forte da festa foi a eleição do casal mais caipira do colégio.

Os alunos desfilaram e mostraram muita originalidade em seus trajes. A diretora da escola, Tânia Mara Pessoa da Silva, comentou sobre a grande participação dos pais e das empresas do bairro que proporcionaram uma parceria, montando seus estandes e divulgando o seu trabalho junto à comunidade.


Outro importante ponto foi a presença da Secretaria Municipal de Saúde que além de repassar inúmeras informações sobre a prevenção de doenças, disponibilizou alguns atendimentos gratuitos a quem esteve na escola.

“Sempre buscamos através destes eventos, trazer pais e comunidade em geral para dentro da escola. Sabemos da importância de ter os pais presentes em nossas atividades e nada melhor que um evento festivo para que isso aconteça” salientou Tânia.

Palestras da Unimed Alto Vale sobre a reciclagem do óleo de cozinha, além de algumas sessões de atividades físicas também foram oferecidas a quem esteve no evento.

Ao todo mais de 300 pessoas estiveram na escola durante a tarde de sábado.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – SC
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

Educação Infantil passa por capacitação


Diversas atividades artesanais, novas práticas pedagógicas, além de muitas trocas de experiências marcaram a capacitação das professoras da Rede Pública Municipal de Ensino.

A capacitação que teve ênfase nos trabalhos artísticos foi muito bem aproveitado pelas professoras. O evento que aconteceu na Fundação Cultural e foi ministrado pela professora Ângela Palhano.


Trabalhos com cartolinas, tecidos e pinturas foram desenvolvidos pelas professoras que levam para a sala de aula novas opções em suas práticas pedagógicas e didáticas.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – SC
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

C.E.I Pinguinho de Gente recebe palestra com a Guarda Municipal


O Centro de Educação Infantil Pinguinho de Gente recebeu a visita da Guarda Municipal de Rio do Sul que promoveu uma palestra sobre a segurança no trânsito.

A Guarda Municipal alertou sobre os os cuidados quando atravessar a rua, sempre respeitando os locais onde possuem faixas de pedestre. O uso do cinto de segurança para todos os passageiros, além dos perigos atinentes a quem usa o celular enquanto dirige foi outro fator levantado pelos profissionais.

Utilizando uma linguagem apropriada e simulações simples através de bonecos e brinquedos, os responsáveis pela segurança no trânsito riossulense puderam demonstrar com mais facilidade às crianças do centro educacional as maneiras mais claras de se evitar acidentes.



“Essas ações são muito valorosas, pois trazem até às crianças uma importante visão de regras e cuidados que devem ser tomados enquanto cidadãos. Nossas crianças com certeza levarão para suas casas todas essas dicas de segurança” comentou a diretora do Centro Educacional, Marileusa Adriana Fronza Stolf.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – SC
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Alunos da Rede Pública Municipal de uniforme novo

Com o intuito de promover a criação de um novo uniforme para a Rede Pública Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação lança o “Concurso de Uniformes Escolares”.


Esse concurso pretende proporcionar aos alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal, uma possibilidade de desenharem o próprio uniforme, que será utilizado a partir do próximo ano.

O concurso acontece em duas etapas, sendo que uma será dentro da própria unidade na qual o aluno participante está matriculado. Nesta etapa, apenas um trabalho sairá vitorioso, sendo o escolhido para representar aquela escola na etapa municipal do concurso.

A segunda etapa trata-se de um desfile, contando com os sete uniformes vencedores. Nesta etapa, diversas formas de votação, como enquetes on-line, votos via telefone e uma banca analisadora durante o desfile irão determinar qual será o uniforme escolhido para uso em toda a Rede Pública Municipal de Ensino.

A final do concurso está marcada para o dia 07 de agosto, em alusão a comemoração do Dia do Estudante ( 11 de agosto ).

O regulamento poderá ser encontrado, na íntegra, no site da Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul ( www.riodosul.sc.gov.br/sme ).

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul - SC

Equipe feminina do CEPLAS é campeã da fase microrregional

Após conquistar a vaga na etapa municipal do Moleque Bom de Bola, a equipe do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli, do Bairro Barragem, partiu para a disputa da fase microrregional, que também aconteceu na cidade de Rio do Sul.

As meninas, que possuem idade entre 11 e 14 anos, disputaram duas partidas na etapa microrregional. Com uma vitória e uma empate, a equipe conquistou a vaga para a disputa da etapa Regional da competição, que acontecerá na cidade de São Bento do Sul/SC, nos dias 26 e 27 de setembro.

Em seu primeiro jogo, o CEPLAS venceu a Escola de Ensino Básico Tereza Cristina, da cidade de Laurentino, pelo placar de 4 a 0. Esse resultado lhe deu folga na competição, pois como se tratava de um triangular, o saldo de gols poderia decidir em caso de um empate geral na pontuação.

Meninas do Ceplas comemoram o título do Microregional

No segundo jogo, a equipe entrou um pouco mais relaxada e empatou com a E.E.B Hermann Blumenau, de Trombudo Central. Mesmo com o resultado final de 1 a 1, a equipe riossulense conquistou o título, pois as outras duas equipes também não passaram de um empate no seu confronto direto.

O Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli irá representar a cidade na etapa de São Bento do Sul/SC, no mês de setembro. Os dois primeiros colocados desta etapa classificam-se para o estadual, que acontece na cidade de São João do Oeste, entre os dias 28 a 01 de novembro.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul - SC

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alunas do curso de primeiros socorros recebem seus diplomas

Membros da Secretaria Municipal de Educação acompanharam a formatura da terceira turma de professoras da Rede Pública Municipal no curso de Primeiros Socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Rio do Sul.

Nesta segunda-feira (15), vinte e cinco professoras receberam das mãos de autoridades e convidados o diploma alusivo à conclusão do curso, que teve duração de 50 horas/aula e finalizou com uma avaliação de conhecimentos específicos.

Vinte e cinco professores receberam os seus certificados de conclusão de curso

O curso que visa orientar sobre os primeiros cuidados e ações que as professoras devem tomar em caso de algum tipo de acidente ocorrido nas unidades educacionais, teve suas aulas realizadas nas dependências do próprio batalhão.

O comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros, Fabiano de Souza, salientou sobre esta parceria que visa estender os conhecimentos de socorristas. O que em muito casos pode amenizar consideravelmente o sofrimento das vítimas em decorrência de acidentes.

“Nosso intuito durante o treinamento não é repassar qualquer dever ou compromisso às alunas. Queremos sim, proporcionar a elas uma nova visão em relação a casos muitas vezes comuns e que podem ser sanados sem a necessidade de uma intervenção maior, nesse caso, do Corpo de Bombeiros.” comentou o Comandante.

O vice-prefeito municipal, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, agradeceu aos bombeiros que ministraram e proporcionaram às professoras da Rede Pública Municipal e, consequentemente, às nossas crianças uma possibilidade de auxílio nos casos de acidentes ocorridos nas unidades educacionais.

O vice-prefeito Gariba comentou sobre a importância destes treinamentos

“Temos certeza que nossas professoras saem daqui, mesmo que de forma modesta, com uma nova visão em relação as atitudes a serem tomadas em alguma ocorrência. Sabemos que estas ações podem ser fundamentais em casos que necessitem de um primeiro socorro de forma ágil” salientou Gariba.

A Secretaria Municipal de Educação pretende continuar com esses treinamentos, que além de proporcionarem novas experiências às professoras, levam mais segurança para as unidades educacionais.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

terça-feira, 9 de junho de 2009

Projeto “English Day”

Alunos do Centro Educacional Pedro dos Santos, do bairro Canoas e do Centro Educacional Ricardo Marchi, do bairro Santa Rita, recebem no próximo dia 19, a visita de um grupo de norte-americanos que integram o Projeto English Day da Comunidade Evangélica Livre de Rio do Sul.

Este projeto é uma parceria firmada entre CELIVRIS e a First Evangelical Free Church Lincoln Nebraska, dos Estados Unidos da América, na qual a equipe de estudantes norte-americanos procura, através de intercâmbio, promover um dia de atividades com os alunos, repassando uma mensagem de paz, otimismo e novos conhecimentos.

Interação e conversação na língua inglesa, atividades esportivas típicas dos E.U.A, gincanas e brincadeiras, música, além da distribuição de literatura farão parte da programação.

As atividades devem perdurar durante todo o dia, nas dependências dos próprios centros educacionais e devem contar com a participação de todos os alunos.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alunos recebem kits escolares do Banco do Brasil

Como já aconteceu no ano passado, o Banco do Brasil promoveu a distribuição de kits escolares às crianças carentes da Rede Municipal de Ensino.

Este ano a escola escolhida foi o Centro Educacional Padre Ângelo Moser, no bairro Progresso. De acordo com o Gerente Geral da Agência de Rio do Sul, Cleudemir Luiz Petry e do Gerente Administrativo, Helder Luiz de Souza, os funcionários do Banco do Brasil, fomentadores da proposta, solicitaram que os kits fossem destinados à alunos carentes de Rio do Sul.

O vice-prefeito Gariba acompanhou os funcionários do
Banco do Brasil durante a entrega dos kits escolares

Diante disso, a secretaria optou pelo C.E Padre Ângelo Moser, que possui 87 alunos no ensino fundamental, sendo que a entrega beneficiaria todos os alunos daquela comunidade.

O vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, acompanhou a entrega e se disse muito satisfeito em poder mais uma vez contar com a parceria do Banco do Brasil de Rio do Sul em ações sociais.

“Essas ações fortalecem nossas propostas de consolidar uma política social igualitária em nossa cidade, oferecendo a essas crianças carentes novas oportunidades em seu cotidiano escolar” comentou Gariba.

O Gerente Geral da Agência de Rio do Sul frisou da importante participação dos funcionários, que de diversas maneiras contribuíram com a criação e entrega destes materiais.


“Sabemos de nossa representação dentro do contexto social de nossa cidade. Esta ação demonstra nosso interesse proporcionar ao aluno um auxílio em seu cotidiano escolar, além de ao mesmo tempo amenizar as dificuldades das comunidades mais carentes” salientou Petry

Os kits escolares do Banco do Brasil contêm: Cadernos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor, além de um kit de higiene bucal.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Programa Fala Comunidade encerra primeira etapa

Conhecer as dificuldades de cada unidade educacional, apresentar os programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação, criar um elo entre comunidade escolar e administração pública, todas estas propostas formaram o Programa Fala Comunidade Educadora, em Rio do Sul.

O encerramento da primeira etapa do programa aconteceu no Centro de Educação Infantil Favinho de Mel II, no bairro Jardim América.

A Secretaria de Educação visitou todas as 36 unidades educacionais do município, com o intuito de encurtar a distância entre os gestores da educação e a comunidade escolar.

Ao todo mais de 3 mil pessoas participaram das reuniões que iniciaram no dia 10 de fevereiro.

O propósito foi apresentar o programa e ouvir de cada unidade educacional, quais são as suas principais prioridades, seja no quesito educacional, de infraestrutura ou de melhorias em alguns setores.

O bom número de pais presentes nas reuniões foi uma constante durante a primeira etapa do programa

“Acredito que estas reuniões nortearão grande parte de nossas ações, pois através dela podermos ter um diagnóstico completo das necessidades do ensino público municipal “ salientou Janara.

A partir destas informações, a secretária de educação pretende compilar as solicitações e pontuar suas ações iniciais.

“Pretendemos retornar em todas as 36 unidades, já no segundo semestre, e apontar quais as nossas prioridades para cada centro educacional. Entendo que este é um trabalho coeso, pois possibilitamos que a comunidade escolar participe das ações do poder público”

O comprometimento de toda equipe da secretaria também foi um ponto levantado pela secretária.

“Todos os nossos servidores puderam acompanhar quais são os anseios de cada unidade. Isso é importante, pois coloca-os diante da situação real de cada comunidade e, consequentemente, nos auxiliarão na resolução de problemas e na geração de novas propostas” encerra a secretária de educação.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

terça-feira, 2 de junho de 2009

Números do atendimento na Educação Infantil colocam Rio do Sul em primeiro lugar

A preocupação com a educação sempre fez parte da proposta educacional de qualquer cidade. Em Rio do Sul a atenção começa a partir dos primeiros meses de vida.

Com o programa “Educação Infantil 12 Meses”, que contempla o atendimento durante todo o ano, a administração municipal visa oportunizar e disponibilizar um local acolhedor para as crianças cujos pais necessitem exercer suas atividades profissionais.

Nos 32 Centros de Educação Infantil geridos pela administração pública, os alunos recebem além de alimentação, um acompanhamento pedagógico comprometido com a formação da criança em todos os aspectos sociais sempre focado no seu bem estar, desenvolvendo suas aptidões em um processo educacional sempre observado de perto pela equipe de profissionais da Secretaria de Educação.

Os números

Por tratar-se de uma cidade pólo, Rio do Sul concentra um grande número de indústrias, além de uma crescente evolução do ramo comercial. Isto faz com que os números do atendimento infantil cresçam consideravelmente frente às demais cidades do Alto Vale.

No ano de 2008, o atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos foi de 55,71%, o que compreende o atendimento de 1.711 crianças, entre as 3.071 crianças do município.

Já em relação as crianças que possuem idade entre 4 e 5 anos, o percentual de atendimento é ainda maior, atingindo 89,04%. Nesta faixa etária a população riossulense totaliza 1.734 crianças, sendo que o município atende 1.544 crianças.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comitiva de Tubarão conhece o projeto educacional riossulense

Acompanhado de outros cinco servidores municipais, o Secretário de Educação de Tubarão, José Santos Nunes, esteve nesta semana em nossa cidade para acompanhar de perto os projetos pedagógicos e educacionais propostos pela Secretaria Municipal de Educação.

A coordenadora de projetos da Escola Modelo, Adriana Bonaldo, explicou todo os processo de atendimento da escola em período integral, que proporciona ao aluno diversas opções de atividades em sua grade diversificada.

A comitiva soube como funcionam as atividades desenvolvidas pela escola como: Dança, Esportes, Teatro, Empreendedorismo, Iniciação ao Primeiro Emprego, entre outras.

Além do contato com a proposta da educação em período integral, os servidores puderam acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Educação Infantil, que contempla o Programa Educação Infantil 12 meses.

Práticas pedagógicas adotadas em ambas as cidades fizeram parte das discussões entre os profissionais.

No período da tarde, o Secretário de Educação de Tubarão aproveitou para acompanhar a reunião do Comitê do Empreendedorismo que debateu sobre novas propostas com o enfoque na Educação Empreendedora.

A capacitação dos profissionais da grade diversificada
de ensino também foi pauta do encontro

Para a secretária de educação de Rio do Sul, Janara Aparecida Mafra, há uma grande necessidade em se criar mecanismos intermitentes de capacitação, especialização e práticas de estudo de nossos professores.

“Sabemos da necessidade de dar um foco maior na educação de nossos profissionais. Um profissional especializado em sua respectiva área de atuação, com certeza poderá render muito mais e, consequentemente, o aluno também receberá um ensino de maior qualidade” comentou Janara.

As reuniões do Comitê do Empreendedorismo acontecem sempre na primeira semana de cada mês. Participam delas empresários, servidores públicos e demais profissionais ligados as questões educacionais de Rio do Sul.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação